domingo, 14 de novembro de 2010

A armadura espiritual (Rm. 13:12.)

A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos pois, as obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. (Rm. 13:12)

O apóstolo Paulo cria na volta do Senhor Jesus de tal maneira que o levava a advertir os fiéis a ficarem firmes na fé e a perseverarem na luta contra o pecado e influências malignas, pois ele sabia que para poderem fazer parte da volta do Senhor Jesus, teriam que estar na posição até que Ele voltasse, ele também sabia que o inferno estava armando armadilhas e laços infernais para tira-los do caminho os levando a se distanciar do propósito do evangelho de Cristo, por isso o apóstolo Paulo orienta os seus discípulos a rejeitarem as obras das trevas se revestindo das armas da luz, o apóstolo Paulo tinha a consciência que para poderem resistir ao diabo eles teriam que se encher do Senhor Jesus, no vers. 14 do cap. 13 do livro de Romanos ele escreve o seguinte (Mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não tenhais cuidado da carne em suas concupiscências.), se revestir do Senhor Jesus, é estar de tal maneira unidos e identificados com Cristo a ponto de termos sua vida como padrão para nosso dia a dia, ou seja, obedeçamos os seus preceitos e nos tornaremos semelhantes a Ele.

A Armadura de Deus:

O Cristão enfrenta um conflito espiritual com o mal que é descrito como o combate da fé, (2Co. 10:4; 1Tm. 1:18,19: 6:12).
O Senhor Jesus nos entregou a vitória mediante sua morte na cruz, Jesus travou uma batalha triunfante contra satanás e desarmou suas potestades malignas (Cl. 2:15; Mt. 12:28,29; Lc. 10:18) e redimiu o crente do domínio do maligno (At. 26:18; Rm. 3:24; Cl. 1:13,14).

Nos dias atuais nos encontramos em uma guerra espiritual que travamos todos os dias, mediante o poder do Espírito Santo (Rm 8:13). Essa guerra que travamos consiste em três pontos:

(a)- Contra os desejos corruptos dentro de si (1Pe 2:11; Gl 5:17).
(b)- Contra as tentações e prazeres oferecidos pelo mundo (Mt 13:22; Gl 1:4; Tg 1:14,15; 1Jo 2:16).
(c)- Contra satanás e suas forças (Ef 6:12).

O dever do servo de Deus é, se separar do presente sistema mundano repudiando seus males (Hb 1:9), vencer as tentações, morrendo para elas (Gl 6:14; 1Jo 5:4) e condenar abertamente qualquer atitude mundana que venha ferir os princípios de Deus (Jo 7:7).

Todo servo é chamado á suportaras aflições como bom soldado (2Tm 2:3), sofrer em prol do evangelho (Mt 5:10-12; Rm 8:17), não se alarmar ante os que resistem (Fp 1:28), ficar firme, perseverar, vencer, ser vitorioso e triunfar (Rm 8:37; 1Co 15:57; 2Co 2:14), destruir as fortalezas de satanás (2Co 10:4), levar cativo todo pensamento (2Co 10:5), e fortalecer-se na guerra contra o mal (Hb 11:34) vestindo toda a armadura de Deus (Ef 6:11) contra as hostes espirituais da maldade (Ef 6:12) que são os poderes das trevas governantes espirituais deste mundo (Jo 12:31; 14:30; 16:11; 2Co 4:4; 1Jo 5:19) que atacam constantemente o crente (1Pe 5:8).

As armaduras de Deus consistem em: Ef 6:13-18.

1- Cingir os lombos com a verdade. (Viver na verdade): Satanás luta com mentiras tentando nos confundir, mas somente a verdade de Deus pode vencer essa estratégia do diabo.

2- Vestir a couraça da justiça. (Ter um coração confiante): Satanás vive atacando nossos corações influenciando nossas vontades. A justiça de Deus é a parte da armadura que protege nossos corações nos dando a certeza da aprovação e amor de Deus por nós.

3- Calçados os pés na preparação do evangélho da paz. (Pregar o evangelho): O diabo sempre tenta nos convencer que pregar o evangelho é uma tarefa inútil e com um peso enorme com resultados negativos. Mas estar com os pés calçados com o evangelho significa levar a mensagem de Deus com segurança e fé para transmitir a verdadeira paz que vem de Deus através de seu Espírito que habita em nós. A palavra de Deus nos prepara pra compartilhar as boas novas que todos precisam ouvir.

4- Escudo da fé (Crer além das circunstancias): Esta arma de defesa não permite que sejamos atacados com insultos, tentações e mentiras, tornando-nos capazes de enxergar além das circunstâncias tendo a certeza da vitória, pois a fé anula toda incerteza que o diabo venha lançar em nossos corações fazendo com que as promessas de Deus sejam cumpridas em nossas vidas.
5- Capacete da salvação (Concentração nas promessas): Satanás sempre irá lançar dúvidas a respeito do Senhor Jesus dizendo que Ele não é Deus e que não veio a este mundo com a missão de nos salvar. Este capacete protege nossa mente para não termos dúvidas em relação à obra salvadora que o Senhor Jesus realizou por nós.
6- Espada do Espírito (Palavra de Deus): É a arma ofensiva do crente, para uso na guerra contra o poder do mal. por esse motivo satanás fará tudo que for possível para destruir toda confiança que temos na palavra de Deus. Devemos nos posicionar e defender a veracidade da palavra de Deus contra o argumento de que ela não é verdadeira em tudo que ensina. Abandonar os ensinos de Cristo e seu discipulado é, destruir seu poder de convencer, corrigir, redimir, curar, expulsar demônios e vencer o mal. Negar a sua fidedignidade total, em tudo que ela ensina é praticamente entregar-se nas mãos de satanás (2Pe 1:21; Mt 4:1-11).
7- Orando no espírito (Oração): A guerra do cristão contra as forças espirituais exige dedicação à oração. A oração não deve ser considerada apenas mais uma arma, mas parte do conflito propriamente dito, onde a vitória é alcançada, mediante a cooperação com o próprio Deus. Deixar de orar constantemente, sob todas as formas de oração, em todas as situações, é render-se ao inimigo é deixar de lutar literalmente (Lc 18:1; Rm 12:12; Fp 4:6; 1Ts 5:17).
Mensagem em Edição

Nenhum comentário:

Postar um comentário